sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dia do Brincar

          Dia 25 de junho foi o dia do brincar. Nossas crianças da Educação Infantil, que levam a brincadeira muito a sério, participaram de várias atividades relacionadas à brincadeira com suas professoras. Na turma do EI 10, da professora Marcia, os pequenos confeccionaram chocalhos que foram utilizados na aula de música. Na turma do EI-20, juntamente com a professora Mariana, as crianças confeccionaram gaivotas coloridas e fitas, além das diversas brincadeiras selecionadas no pátio.
          É interessante dizer que na primeira edição do dia do brincar, em maio, participaram também das atividades os alunos do Projeto 7º Ano Nenhum Jovem a Menos. Eles levaram seus brinquedos para a escola transformando a tarde em um espaço lúdico de convivência e aprendizagem. Voltaram todos aos seus dias de crianças. Foi interessante ver os adolescentes, que geralmente querem ser comparados aos adultos, chegarem na escola com bonecas, brinquedos de montar, balas, etc.

  
"Meninos Soltando Pipas", de Cândido Portinari




"Palhacinhos na Gangorra", de Cândido Portinari




 "Pulando Carniça", de Cândido Portinari

 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghJZ4TBKm72RhRH6CsCdylbygdinkmjVBCn5UG8ghqTRVJOcoP_yf0dW786fFyIGT7m7OATZlrnhNNZEcsTtkI2_kMCwS6c3_z5fCawrrJfmhH16rG-58GKOoqi3qHR_aSH_FKIR6AxxY/s1600/meninos+no+balan%C3%83%C2%A7o.jpg 
 "Meninos no Balanço", de Cândido Portinari


"Roda Infantil", de Cândido Portinari

As obras escolhidas para ilustrar esse post juntamente com as fotos de nossos alunos, pertencem, como todos podem ver, ao pintor Cândido Portinari (1903-1962). Candinho, como era chamado quando criança, foi um grande pintor brasileiro. Sua obra retrata a o povo e a cultura brasileira, bem como várias de nossas questões sociais. A figura da criança brasileira é tema constante na obra desse pintor, retratada de diversas formas. Retratar crianças parecia ser uma das paixões do pintor que uma vez afirmou: 
"Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."

Candido Portinari



Nenhum comentário:

Postar um comentário